top of page
Buscar

Proprietários de veículos já podem indicar real infrator de forma online; veja passo a passo

Transferência de infração de forma online gera mais comodidade para usuários do Detran.

Por Assessoria de Imprensa Publicado 25/03/2024 às 11h00


Agora é possível indicar o real infrator de forma totalmente online.

Foto: Divulgação Detran-MT


Os proprietários de veículos em Mato Grosso passaram a ter mais comodidade e acessibilidade com a implantação de novos serviços online pelo Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT).

Com a adesão do Detran-MT aos serviços digitais presentes no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), agora é possível indicar o real condutor do veículo no momento de uma infração, de forma totalmente online,  e transferir, de forma fácil e rápida, a pontuação da infração para a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do real infrator.

“Esse é mais um serviço online oferecido pelo Detran-MT, sem a necessidade de atendimento presencial ou custo com Correios, e que traz maior comodidade e agilidade para os motoristas de Mato Grosso”, destacou o presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos.

O novo serviço pode ser usado para transferência de infrações que sejam tanto de competência do Detran quanto de prefeituras de Mato Grosso, com exceção do município de Sinop. 

A funcionalidade está disponível apenas para indicação de pessoa física para pessoa física, devendo ambos os condutores possuírem a CNH Digital. Além disso, os condutores devem possuir cadastro no portal GOV.BR, conta prata ou ouro, para acessar a Carteira Digital de Trânsito.

Para finalização da transferência, o condutor indicado deve realizar a assinatura eletrônica pelo portal GOV.BR.

Só é possível realizar a indicação de condutor para infrações de responsabilidade de condutor e sem abordagem de um agente de fiscalização de trânsito. 


Confira abaixo o passo a passo

Para realizar a indicação do real infrator:


  1. O proprietário do veículo deve baixar o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito – CDT e selecionar a opção “Por Veículo”. Se possuir mais de um veículo, deve-se selecionar o veículo desejado;

  2. Após selecionar o veículo, clique na infração desejada;

  3. Serão apresentadas várias opções. Clique na que diz “Real Infrator”;

  4. Clique então na opção “Indicar” e digite o CPF do infrator. Após, aparecerá a mensagem “indicação realizada com sucesso.”

  5. O próximo passo é do Real Infrator, que também precisa baixar o aplicativo CDT. As informações são de Roberto Felippe Santiago do Detran-MT

  6. No aplicativo, selecionar a opção “Central de Mensagem”;

  7. Selecionar o aviso de indicação de Real Infrator;

  8. Clique em Ver Infração;

  9. Confira as informações e clique em “aceitar”;

  10. Por fim, realize a assinatura.

Comments


bottom of page