Scania apresenta seu primeiro caminhão movido a célula de combustível de hidrogênio
- Fenatac Comunicação

- 10 de nov.
- 2 min de leitura

A Scania sempre destacou que a abordagem aos combustíveis alternativos não deveria ter um foco exclusivo, como em modelos elétricos, mas sim fazer um processo misto, com vários tipos de veículos e combustíveis disponíveis, de acordo com o perfil da região.
Na Europa a marca já oferece modelos elétricos para venda e aluguel, e no Brasil o foco maior é em modelos a gás e biometano, com poucos elétricos rodando em testes.
Agora, na Europa, a marca anunciou seu primeiro caminhão equipado com uma célula de combustível de hidrogênio. O modelo transforma hidrogênio em eletricidade por meio de uma reação química que só gera água pura como resíduo, sem poluentes.
Esse primeiro caminhão faz parte de uma iniciativa chamada Scania Pilot Partner –um passo importante rumo a um sistema de transporte livre de combustíveis fósseis.
A Scania já tem clientes que irão testar os caminhões nos próximos meses. O primeiro deles, que está sendo apresentado na Suíça, será levado para a Noruega, onde será usado pela empresa Asko Norge, e algumas outras, como Emmi Schweiz AG, Genossenschaft Migros Ostschweiz, TRAVECO Transporte AG e Retralog AG, da Suíça, receberão os caminhões em breve.
Os testes serão realizados por vários anos, e as empresas envolvidas terão acompanhamento da engenharia da Scania para o aprimoramento da tecnologia.
O hidrogênio complementa a eletrificação
O caminhão apresentado agora é baseado no modelo equipado com trem de força elétrico da Scania (40R), combinado com um sistema de célula de combustível. Este sistema converte hidrogênio em energia elétrica, que alimenta o motor elétrico. A única emissão é vapor de água.
O veículo atinge uma autonomia de até 1.000 quilômetros e está sendo testado em operações de transporte reais. A combinação de longa autonomia, curtos tempos de reabastecimento e eficiência elétrica torna as células de combustível particularmente atraentes para o transporte de longa distância.
Com essa tecnologia, a Scania está expandindo sua estratégia multienergética – de veículos elétricos a bateria a biocombustíveis e hidrogênio – para viabilizar a transição para soluções de transporte livres de combustíveis fósseis, dependendo da aplicação.







Comentários