Scania entrega o primeiro G 560 XT 8×4 customizado para cargas indivisíveis no Brasil
- Fenatac Comunicação

- 4 de ago.
- 4 min de leitura

A Scania reafirma seu compromisso com a inovação e a personalização ao entregar à PowerLOG, transportadora especializada em cargas indivisíveis, o primeiro caminhão G 560 XT Super Heavy Tipper 8×4 customizado produzido no Brasil. Este veículo, totalmente customizado, é um marco no setor de transporte de cargas especiais, projetado para atender às exigências específicas de operações complexas, com capacidade máxima de tração (CMT) de 250 toneladas e um engate dianteiro capaz de suportar mais de 100 toneladas de arrasto. A entrega, resultado de mais de um ano de desenvolvimento conjunto entre as equipes de engenharia da Scania no Brasil e na Suécia, destaca a força de uma parceria construída com base na escuta ativa e na busca por soluções sob medida.
Projeto pioneiro
O desenvolvimento do G 560 XT Super 8×4 foi conduzido por meio do sistema de produção modular da Scania, conhecido como TMA (Taylor Made for Application). Esse modelo permite que cada veículo seja configurado de acordo com as necessidades específicas do cliente, garantindo máxima eficiência e desempenho. A PowerLOG, sediada em Araraquara (SP), trouxe à Scania a demanda por um caminhão capaz de enfrentar os desafios únicos do transporte de cargas indivisíveis, como transformadores, pás eólicas e grandes estruturas metálicas. O resultado é um veículo que combina robustez, tecnologia avançada e alta capacidade, projetado para operar em condições extremas com segurança e precisão.
Fausi Pereira, Gerente Regional de Negócios da Scania Operações Comerciais Brasil, destaca a importância do projeto: “É o primeiro caminhão de uma série que com certeza o cliente vai trazer para sua frota. Para nós, é motivo de muito orgulho entregar uma solução que nasce da escuta ativa e da parceria”.
Parceria de sucesso
Fundada em 2021, a PowerLOG é uma empresa jovem, mas com sócios que acumulam quase 20 anos de experiência no setor de transporte de cargas especiais. A relação com a Scania começou logo após sua criação, com o suporte da Casa Scania Escandinavia, em Araraquara. Desde então, a parceria se fortaleceu, marcada pelo atendimento próximo e pela qualidade dos produtos e serviços oferecidos.
Rodrigo Ambrósio da Silva, proprietário da PowerLOG, ressalta a excelência no atendimento: “Havíamos começado um trabalho de substituição dos nossos veículos. Iniciamos as atividades com caminhões mais leves de outra marca e conhecemos as soluções da Scania por meio do atendimento da Escandinavia. Fomos muito bem acolhidos desde o início, com uma atenção excepcional. A Scania se destacou pela tecnologia, pela qualidade e principalmente pelo suporte — antes, durante e depois da venda”.
O projeto do G 560 XT Super 8×4 nasceu dessa relação de confiança. Cícero Amaro da Silva Junior, Gerente de Negócios da Escandinavia, acompanhou de perto todas as etapas, desde a identificação da demanda até a entrega final. “Tivemos um evento na concessionária para apresentar o Scania Super e desde então viemos conversando com o cliente. Levamos a demanda dele para a engenharia da fábrica, detalhamos a operação e conseguimos chegar à especificação ideal: um caminhão com CMT acima de 200 toneladas, engate dianteiro – a principal necessidade do cliente na operação, um engate que suporta uma carga acima de 100 toneladas de arrasto -, e o alto desempenho da linha Super. É um Scania feito sob medida para carga indivisível, um caminhão especificado de acordo com a operação do cliente”, explica Cícero.
Um Marco para o Setor
A entrega do G 560 XT Super 8×4 não é apenas a sexta aquisição da PowerLOG junto à Escandinavia, mas um marco histórico para o mercado brasileiro. Trata-se do primeiro caminhão Scania na tração 8×4 desenvolvido especificamente para o transporte de cargas indivisíveis no Brasil, um segmento que exige veículos robustos e planejamento logístico minucioso. “Esse veículo vai direto para o trabalho. A expectativa é alta porque temos muito o que entregar com ele”, afirma Rodrigo.
Casseli, Diretor Comercial da Escandinavia, destaca o potencial do projeto: “Acreditamos que este será um verdadeiro case de sucesso para quem atua no segmento de cargas indivisíveis”
O desafio das cargas indivisíveis
Cargas indivisíveis são peças e equipamentos que, por suas características, não podem ser desmontadas ou divididas durante o transporte. Exemplos incluem peças de grande porte, como pás eólicas, transformadores, vigas de concreto e máquinas industriais. Esse tipo de transporte exige veículos especializados, capazes de suportar pesos e dimensões fora do padrão, além de um planejamento logístico detalhado para garantir segurança e eficiência. O G 560 XT Super 8×4 foi projetado para atender a essas demandas, oferecendo potência, durabilidade e tecnologia de ponta.
O setor de cargas indivisíveis desempenha um papel crucial na infraestrutura e na logística brasileira, especialmente em um momento de crescimento de projetos de energia renovável e grandes obras de construção. A entrega do G 560 XT Super 8×4 reforça o compromisso da Scania em apoiar o desenvolvimento desse mercado, oferecendo soluções que combinam inovação e sustentabilidade.
Um futuro promissor
A Scania enxerga o G 560 XT Super 8×4 como o primeiro de muitos veículos voltados para o segmento de cargas indivisíveis no Brasil. “O modelo 560 XT tem a base do Heavy Tipper 8×4 e é o primeiro caminhão de vários que a gente vai trazer para o mercado brasileiro e para esse cliente que é muito importante pra nós”, conclui Fausi Pereira.
Com essa entrega, a Scania não apenas reforça sua posição como líder em soluções de transporte, mas também demonstra como a colaboração entre cliente, concessionária e fabricante pode resultar em inovações que transformam o setor. O G 560 XT Super 8×4 é mais do que um caminhão — é um símbolo de precisão, força e compromisso com o futuro da logística brasileira.







Comentários