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Scania híbrido movido a energia solar entra em testes na Europa

Blog do Caminhoneiro | 31/08/2023

A Scania começou a testar um caminhão híbrido elétrico que está rebocando uma carreta coberta de painéis solares. Os testes estão sendo feitos nas rodovias da Suécia, e acontecem após dois anos de pesquisas realizadas entre a Scania, a Universidade de Uppsala, a Eksjö Maskin & Truck, a Midsummer, a Ernsts Express e a Dalakraft.


Para as empresas envolvidas no projeto, a utilização da energia solar pode reduzir significativamente os custos operacionais e as emissões de poluentes, já que o caminhão pode produzir sua própria energia.

O caminhão é usado em um projeto de pesquisa para verificar a energia solar gerada e o quanto as emissões de poluentes diminuem com o uso dos painéis solares.

Os pesquisadores desenvolveram painéis solares novos, mais eficientes e mais leves para caminhões. Eles também estudam como os caminhões podem interagir com a rede elétrica já existente e apresentam novos modelos do que acontecerá se vários caminhões como este estiverem conectados à rede elétrica.



“O objetivo da Scania é impulsionar a mudança para um sistema de transporte sustentável. Nunca antes foram usados ​​painéis solares para gerar energia para o trem de força de um caminhão como fazemos nesta colaboração. Esta fonte de energia natural pode diminuir significativamente as emissões no setor dos transportes. É ótimo estar na vanguarda do desenvolvimento dos caminhões da próxima geração”, afirma Stas Krupenia, Chefe do Gabinete de Projetos da Scania.

“Este é um projeto entusiasmante onde a academia e a indústria, em conjunto, tentam diminuir o impacto climático do transporte por caminhões. Os resultados deste caminhão único serão muito interessantes”, afirma Erik Johansson, gestor de projetos e professor de físico-química na Universidade de Uppsala.

Praticamente toda a estrutura da carreta está coberta com painéis solares de alta eficiência, que podem produzir a mesma quantidade de eletricidade que uma casa.

De acordo com a Scania, o caminhão poderá rodar mais de 5 mil quilômetros por ano apenas com a eletricidade gerada por meio dos painéis.

Em países onde a quantidade de luz solar é mais abundante, como no sul da Europa, essa autonomia pode ser duplicada.

Além de rodar com a energia gerada, o caminhão também poderá ser usado para abastecer a rede elétrica. Quando as baterias estiverem completamente carregadas, o veículo parado pode ser conectado à rede elétrica e fornecer energia para os moradores, com o dono do veículo recebendo por isso.

Isso pode ser particularmente útil durante operações de carga e descarga, onde o veículo pode ficar parado por muitas horas.

O caminhão movido a energia solar foi desenvolvido em um projeto de pesquisa financiado pela agência governamental de inovação Vinnova, para desenvolver caminhões com baixo impacto climático graças à energia solar.

O caminhão é um híbrido plug-in de 560 cavalos de potência. Na carreta, uma área de 100 metros quadrados é coberta por painéis solares finos, leves e flexíveis com eficiência máxima de 13,2 kWp (quilowatt pico). Estima-se que eles forneçam 8.000 quilowatts-hora (kWh) anualmente quando operados na Suécia.

As baterias têm capacidade total de 300 kWh, sendo 100 kWh no caminhão e 200 kWh na carreta.


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