top of page

Segmento de galpões em aeroportos vive expansão no Brasil

  • há 2 dias
  • 2 min de leitura

Mundo Logística - Binswanger

Publicado em 01 de abril de 2026


Preços de locação podem ser até quatro vezes superiores aos de empreendimentos da mesma região, conforme estudo da Binswanger


Fonte: Mundo Logística
Fonte: Mundo Logística

A demanda por galpões logísticos localizados em aeroportos tem se refletido em preços médios pedidos por metro quadrado locado muito superiores aos de projetos tradicionais da mesma região, conforme monitoramento da Binswanger Brazil. Empresas como Brookfield Properties, Log Commercial Properties, Bay Properties e Aerotrópolis Empreendimentos estão entre as que apostam no segmento.


O custo de aluguel mais elevado nas fronteiras aeroportuárias se justifica para quem precisa contar com armazenagem e distribuição de produtos com alto valor agregado, como medicamentos em temperatura controlada, e com circulação mínima, como a de cargas perecíveis. O excelente posicionamento dos aeroportos nas cidades e perto de importantes rodovias facilita a saída para entregas de last mile.


Um exemplo: no terminal de cargas do aeroporto de Guarulhos, o preço de locação por metro quadrado de galpões está em R$ 120 — ante R$ 40 na região.


Levantamento da Binswanger aponta que a Brookfield Properties entregou 43.274 m² da primeira fase do empreendimento no Aeroporto de Guarulhos. A empresa de propriedades comerciais conseguiu pré-locar e pré-vender a totalidade dessa etapa do projeto antes mesmo da entrega. A segunda fase, de quase 150 mil m² de galpões, está em produção e conta com lado ar — em contato com aviões que chegam — e lado terra — para recebimento e escoamento de produtos por caminhões.


E não é somente no estado de São Paulo — onde está o maior mercado consumidor do país — que há empreendimentos para armazenar e distribuir mercadorias instalados dentro de fronteiras aeroportuárias. Pesquisa da Binswanger aponta que, no Aeroporto de Brasília, a Log possui 63.593 m² em operação e sem vacância nas instalações. No Aeroporto de Fortaleza, a Aerotrópolis possui galpão de 191.452 m².


Vale ressaltar que o segmento se beneficia dos fundamentos que sustentam a demanda por galpões em geral: crescimento da economia e melhora dos indicadores de emprego e desemprego, além do crescimento da participação de compras online no total do consumo de produtos pelos brasileiros.


A demanda por áreas por parte de empresas de e-commerce, do varejo tradicional, de logística e das indústrias farmacêutica e de alimentos e bebidas fez com que o segmento de condomínios logísticos e industriais dos padrões A+ e A encerrasse 2025 com desempenhos recordes de absorção líquida, preço e vacância, de acordo com pesquisa da Binswanger.


Com a esperada queda de juros, a partir da reunião de março do Comitê de Política Monetária (Copom), o desenvolvimento especulativo de condomínios logísticos e industriais tende a crescer, incluindo a frente de galpões em aeroportos, cuja expansão mais ampla depende de leilões de concessões de licenças do segmento.


Empresas interessadas na locação de galpões localizados em aeroportos ou outras localidades podem entrar em contato com a área comercial da Binswanger, por meio do e-mail contato@binswanger.com.br ou pelo telefone (11) 97229-6847.

 
 
 

Comentários


© 2025 FENATAC & Logística.

  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone LinkedIn
bottom of page