top of page
Buscar

SES promove ações para reduzir acidentes de trânsito

Fonte: Agência Cora Coralina de Notícias

10/05/2022



Foto: Divulgação


O trânsito brasileiro é um dos que mais destroem vidas, sonhos e patrimônios. Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), com dados pré-pandemia, somos o quinto país do mundo em vítimas de trânsito, com 22 mortes por 100 mil habitantes. Em Goiás, Segundo dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) referentes ao Estado de Goiás, esse índice é de 21,8 mortes por 100 mil, melhor que o do país, mas ainda preocupante. Também segundo o SIM, em 2010, eram 33,4 mortes por 100 mil habitantes.


Em 2012, morreram 2.054 pessoas no trânsito em Goiás. Em 2021, foram 1.578 pessoas, mas há que se considerar o período da pandemia, com a diminuição de pessoas em circulação em todo país. Com o retorno dos grandes eventos e demais atividades, a preocupação é o aumento da violência no trânsito.


Diante desse quadro, a SES-GO – que já atua no atendimento às vítimas de trânsito – também tem forte presença diária no monitoramento, na educação e prevenção de acidentes de trânsito no Estado, por meio da Coordenação de Vigilância de Violências e Acidentes (Viva), que integra a Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa).


A SES fará parte da operação “Saúde e Segurança do Trabalho nas Estradas Salvam Vidas”, que integra o Maio Amarelo, mês de prevenção a acidentes de trânsito. A ação, em parceria com Ministério do Trabalho, Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) e Polícia Rodoviária Federal (PRF), será realizada no posto da PRF em Anápolis, no dia 10 de maio de 2022, das 8 às 13horas.


Saúde e segurança


A SES vai oferecer informações e serviços de saúde aos motoristas de carga (veja abaixo), avaliar as condições de saúde desses profissionais e sensibilizá-los sobre a importância da relação entre a saúde e a segurança na estrada e também receberão orientações sobre fatores de risco para ocorrência dos acidentes de trânsito. É o caso da sobrecarga de trabalho que enfrentam, com metas a cumprir em um curto período de tempo, o que tem provocado o estresse e o frequente adoecimento desses trabalhadores, aumentando os riscos de acidentes nas estradas. “Problemas de saúde como vertigem ou mal estar, em decorrência da elevação da glicemia e da pressão arterial, podem provocar acidentes”, alerta a coordenadora do Viva, Maria de Fátima Rodrigues.


Ao lembrar o tema do Maio Amarelo de 2022 – Juntos Salvamos Vidas –, Maria de Fátima ressalta a importância da mobilização e do engajamento da sociedade para mudar o cenário de violência no trânsito. O tema parte do princípio de que ter atitudes corretas é o caminho para um trânsito mais seguro. Dessa forma, busca-se chamar a atenção da sociedade para reduzir o alto índice de mortos e feridos no trânsito.


Projeto Vida no Trânsito


Ligado diretamente à Gerência de Vigilância Epidemiológica, o Viva e a Coordenação-Geral de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis trabalham na reformulação do Projeto Vida no Trânsito. O ponto elementar da proposta é o monitoramento nacional e estadual, a intersetorialidade, o fortalecimento de suas ações e a expansão do projeto, com vistas a fomentar a agenda da Política Nacional de Redução da Morbimortalidade por Acidentes e Violências e as estratégias elencadas no Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas e Agravos Não Transmissíveis no Brasil 2021-2030 (Plano de Dant), em convergência com o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).


Quadro


Serviços da SES-GO a serem oferecidos no “Saúde e Segurança do Trabalho nas Estradas Salvam Vidas”


– Aferições de pressão arterial, peso e altura

– Testagem de glicemia, teste rápido de ISTs e de Covid-19

– Vacinação contra Covid-19 e influenza

– Orientações sobre hábitos saudáveis (alimentação, atividade física, não uso de tabaco)

– Orientações sobre saúde do trabalhador e prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)

– Distribuição de preservativos


Serviço


Operativo “Saúde e Segurança do Trabalho nas Estradas Salvam Vidas” para motoristas de carga


Data: terça-feira, 10 de maio de 2022

Local: Posto da PRF em Anápolis

Horário: das 8h às 13 horas

bottom of page