top of page
Buscar

Transporte Rodoviário de Cargas em Santa Catarina pode sofrer alterações em 2025


Imagem de DepositPhotos


Conforme dados divulgados neste mês pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor de transporte de Santa Catarina acumulou uma alta de 7,6% entre janeiro e setembro de 2024. O percentual é o segundo maior entre os estados do Sul e Sudeste, atrás somente do Espírito Santo, com 8,9%. Com isso, o desempenho catarinense superou estados como São Paulo (-4,1%), Paraná (+1,3%) e Minas Gerais (+2,8%).

Considerando apenas o mês de setembro, o setor de transporte registrou uma forte alta de 12,5% em relação ao mesmo período de 2023. No acumulado dos últimos 12 meses, o modal também apresentou resultados positivos, com uma elevação de 8,3%.

Entretanto, mesmo com os números positivos apresentados, o segmento na região Sul ainda sofre impactos com a instabilidade. Segundo Franco Gonçalves, gerente administrativo da TKE Logística, o cenário atual não está muito favorável: “Esse ano tem sido um ano de desafios. O fluxo na região Sul do país tem se mostrado instável, e os custos operacionais continuam subindo diariamente. Existe uma crescente demanda por serviços logísticos mais ágeis, seguros e eficientes, mas é preciso colocar na ponta do lápis as despesas exigidas e se a operação que estão te oferecendo cobre este valor”, afirma.

Para driblar esses grandes desafios, as empresas buscam soluções na inovação de seus processos, principalmente na integração da tecnologia, como tecnologia embarcada, otimização da rota, entre outras funcionalidades, que se tornam fundamentais para o crescimento dos negócios.

“Temos investido constantemente em tecnologia internamente para atender às demandas emergentes, garantindo que a qualidade e o comprometimento com os prazos continuem sendo nossos principais diferenciais. Essa expansão nos motiva a continuar inovando e oferecendo soluções cada vez mais adequadas às necessidades de nossos clientes, consolidando nossa posição como referência no setor”, descreveu o executivo.


Preocupação do Setor


Um dos fatores importantes para a manutenção dos números apresentados é o investimento nas malhas rodoviárias, algo que sofrerá mudanças no próximo ano em alguns estados brasileiros. Segundo o Governo Federal, em 2025, a intenção é adotar um novo modelo de concessão de rodovias, visando contratos “light” para atrair o setor privado e oferecer pedágios mais baratos. Esse modelo será implementado em trechos do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Santa Catarina e Bahia.

O novo modelo se destaca pela redução de exigências tradicionais, como a duplicação de faixas e grandes obras, concentrando o investimento em melhorias essenciais, como manutenção de pistas, sinalização e eventuais ajustes no traçado. O foco estará na redução dos custos e das tarifas de pedágios nas rodovias mais relevantes para o transporte de cargas.

Para Franco, é necessário haver um olhar mais crítico sobre esse tipo de implementação. “Temos que pensar que somos o principal meio de transporte de mercadorias no país. Nos últimos anos, temos sofrido bastante com a qualidade das rodovias, especialmente em Santa Catarina. Claro que podemos pontuar os fenômenos naturais que impactaram essa situação, mas é preciso um cuidado maior por parte dos órgãos responsáveis para manter a qualidade necessária e, assim, garantir a continuidade dos nossos serviços”, destacou.

Comments


bottom of page