top of page

Trânsito: congresso reúne especialistas de todo o País para discutir segurança viária

Desde 2001 o Congresso Brasileiro de Trânsito e Vida contribuindo para o avanço da segurança no trânsito.

Portal do Trânsito, Mobilidade & Sustentabilidade

Por Assessoria de Imprensa Publicado 22/10/2025 às 18h00

Entre os convidados de destaque está o senador Fabiano Contarato (PT), que vai abordar o papel das instituições na redução da violência viária. Foto: Divulgação Fenasdetran
Entre os convidados de destaque está o senador Fabiano Contarato (PT), que vai abordar o papel das instituições na redução da violência viária. Foto: Divulgação Fenasdetran

Nos dias 23 e 24 de outubro, Salvador se tornará o epicentro das discussões sobre mobilidade e segurança no trânsito no Brasil. O 13º Congresso Brasileiro de Trânsito e Vida – também em sua 9ª edição internacional – acontecerá no Centro de Cultura Cristã da Bahia (CECBA). Ele reunirá os mais renomados especialistas do país para debater temas atuais e propor soluções que contribuam para a redução de mortes e lesões no trânsito brasileiro.

De acordo com dados preliminares, o Brasil registrou 453 mil acidentes de trânsito em 2025. Segundo o Registro Nacional de Sinistros e Estatísticas de Trânsito (Renaest), entre janeiro e maio deste ano, 7,4 mil dessas ocorrências foram fatais. Ou seja, uma redução de 3,67% em relação ao mesmo período de 2024. Apesar da queda, especialistas alertam que o problema está longe de acabar. São milhares de vítimas que sobrevivem com sequelas graves, exigindo longos processos de reabilitação e pressionando o sistema público de saúde.


Diálogo e mobilização


Diante desse cenário, a Federação Nacional das Associações de Detran (Fenasdetran) tem intensificado sua atuação na articulação de políticas públicas e na mobilização de profissionais que lidam diretamente com o trânsito. O objetivo é promover um diálogo amplo e técnico que gere projetos concretos para reduzir a mortalidade viária no Brasil. Assim, em consonância com a meta firmada junto à Organização das Nações Unidas (ONU) de diminuir pela metade o número de mortes no trânsito até 2030.

Com o tema central “Novas Realidades, Nova Sociedade, Novo Trânsito”, o Congresso promete ser uma oportunidade ímpar para profissionais de diversas áreas — como Educação para o Trânsito, Planejamento Urbano, Transporte Público, Direito, Engenharia de Tráfego, Psicologia e Segurança Viária — compartilharem experiências, pesquisas e estratégias voltadas à construção de um trânsito mais humano e seguro.

De acordo com o presidente da Fenasdetran e organizador do evento, Mário Conceição, o Congresso tem papel fundamental na construção de um pacto coletivo pela vida no trânsito.


“A importância de um evento dessa magnitude é reunir representantes de diversos setores da sociedade para, juntos, construir propostas concretas e embasadas, que serão apresentadas aos órgãos que regulamentam o trânsito no país”, explica. “A expectativa é que as autoridades acolham as diretrizes resultantes desses dois dias de debates, consolidadas na Carta de Salvador – Trânsito e Vida, e que elas sejam efetivamente implementadas. O objetivo maior é que, num futuro próximo, possamos celebrar a significativa redução dos índices de mortes e lesões no trânsito em todo o país”, completa Conceição.


Senador está entre os convidados


Entre os convidados de destaque está o senador Fabiano Contarato (PT), que vai abordar o papel das instituições na redução da violência viária. Ex-delegado de polícia civil e professor de Direito, Contarato tem atuado de forma expressiva no Senado assim como no Governo Federal em defesa de políticas públicas que tornem o trânsito mais seguro e menos letal.


“O senador Contarato é uma das vozes mais respeitadas quando o assunto é segurança no trânsito. Sua experiência prática e seu compromisso com a pauta trazem grande contribuição ao debate nacional”, ressalta o presidente da Fenasdetran.


Ao todo, 27 palestrantes de diferentes estados e áreas de atuação vão apresentar propostas, resultados de pesquisas e boas práticas aplicadas em seus contextos locais. O público será formado por profissionais que atuam diretamente na gestão, fiscalização, educação e engenharia de trânsito em todo o território nacional.


“Este será um momento ímpar de convergência entre os principais especialistas do país em segurança no trânsito, reunidos não apenas como palestrantes, mas também como congressistas comprometidos com a troca de conhecimento e o avanço técnico da área”, conclui Mário Conceição.

 
 
 

Comentários


© 2025 FENATAC & Logística.

  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone LinkedIn
bottom of page