As vendas de caminhões no Brasil continuam em baixa. Dados das vendas divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) mostram que houve uma queda superior aos 20% em todos os cenários analisados.
De acordo com a entidade, em janeiro foram emplacados 7.993 caminhões novos no Brasil, número 21,71% menor do que o registrado no mesmo mês de 2023, que registrou vendas de 10.209 unidades.
Na comparação com dezembro do ano passado, quando foram vendidos 10.068, a queda foi de 20,61%.
Para o Presidente da Fenabrave, Andreta Jr., o resultado ainda está dentro do que foi projetado pela Fenabrave para o ano.
“Temos que lembrar que houve uma certa concentração de compras de caminhões nos primeiros meses de 2023, devido ao prazo para comercialização de veículos com Euro 5 (permitidos até a adoção obrigatória do Euro 6), e que, durante o ano, o setor sofreu com problemas de preço da nova tecnologia e para financiamentos, mas, aos poucos, foi ocorrendo acomodação, e o resultado está dentro do projetado, devendo apresentar recuperação nos próximos meses”, disse o presidente da entidade.
Vendas
Entre as montadoras, as vendas seguem dominadas pela Mercedes-Benz e Volkswagen, que detêm juntas mais de 46% do mercado. A Mercedes-Benz emplacou 1.882 unidades, seguida pela Volkswagen, com 1.833 caminhões vendidos.
Volvo é a terceira colocada, com 1.668 caminhões registrados, com Scania em quarto, registrando 1.142 emplacamentos. Para fechar as cinco mais vendidas vem a DAF, com 849 emplacamentos.
Comentarii