Venda de caminhões tem queda de 30% em janeiro
- Fenatac Comunicação
- há 12 minutos
- 2 min de leitura

As vendas de caminhões no Brasil começaram 2026 com uma queda significativa em relação aos dados do ano passado. No mês passado foram emplacados 6.379 caminhões no Brasil, número 34,67% menor do que o registrado em dezembro de 2025, quando haviam sido vendidos 9.765 unidades.
Na comparação com janeiro de 2025 também houve queda, de 30,14%. No primeiro mês do ano passado foram emplacados 9.131 caminhões.
Para a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) , o mercado de caminhões iniciou o ano em retração, porque ainda não refletiu o impacto do Programa Move Brasil, que deverá trazer crescimento nos próximos meses, considerando a contribuição de R$ 10 bilhões do Governo Federal neste primeiro semestre.
“O desempenho do segmento está diretamente ligado ao nível de atividade econômica, ao comportamento do agronegócio e ao custo do crédito para aquisição de veículos pesados e, com o Move Brasil, esperamos uma retomada nos emplacamentos, principalmente, entre os caminhões pesados, que representam 45% do mercado”, explica Arcelio Junior, presidente da Fenabrave.
Marcas
Nesse início de ano, o ranking entre as marcas não teve mudanças nas primeiras posições, destacando Volkswagen, Mercedes-Benz e Volvo, que seguem no podium.
As duas primeiras venderam 1.772 e 1.726 unidades respectivamente, e a Volvo já emplacou 1.093. Scania é a quarta colocada com 609 emplacamentos, seguida pela Iveco com 577.
Modelos
Entre os modelos, o mais vendido segue sendo o Volkswagen Delivery 11.180, que foi o campeão de 2025. Apesar disso, quase todos os modelos mais vendidos de janeiro apresentaram retração em relação a dezembro de 2025.
O Volvo FH540 é o segundo colocado, com outro Volvo, o VM 290 na terceira posição.
Elétricos
Outro segmento que apresentou uma grande queda nesse ano é o de caminhões elétricos. Em dezembro o mercado nacional absorveu 52 unidades desses modelos, e em janeiro apenas 14, uma retração de 73,08%.
Apenas JAC, com 13 unidades, e Foton com uma unidade registrada, tiveram veículos vendidos nesse segmento em janeiro.
As vendas de elétricos no Brasil, no segmento de caminhões, ainda representam uma fatia muito pequena desse mercado.



