Volvo Trucks lança a primeira tecnologia de Start/Stop para caminhões
- Fenatac Comunicação
- há 4 minutos
- 1 min de leitura

A Volvo Trucks anunciou a chegada da nova geração da tecnologia I-Roll, que agora, além da banguela controlada do câmbio, realiza o desligamento automático do motor onde a potência do propulsor não é necessária.
A nova função de parada e partida automática do motor reduzirá o consumo de combustível e as emissões de CO2 – a mais recente iniciativa da Volvo para reduzir o impacto climático e os custos operacionais do transporte.
A nova tecnologia de Start/Stop usa duas tecnologias já existentes para funcionar, o I-See e I-Roll.
O recurso faz um monitoramento constante dos dados das estradas, com avaliações precisas de curvas e aclives/declives. Se uma descida foi detectada na rota, o motor é desligado automaticamente, de modo temporário. Enquanto o motor estiver desligado, não haverá consumo de combustível e, consequentemente, nenhuma emissão de CO2 pelo escapamento.
Assim que a potência for novamente necessária, o motor religa, e o motorista pode acelerar normalmente.
Disponível inicialmente na Europa, a tecnologia só é ativada em velocidades acima de 60 km/h.
Dependendo das condições, como topografia e temperatura ambiente, o novo I-Roll com Start/Stop do motor poderá reduzir em até 1% o consumo de combustível e as emissões de CO2. Isso somado a outras inovações, especialmente da linha Aero, faz muita diferença no final das contas.
O novo recurso será oferecido nos modelos Volvo FH e FH Aero com motor a diesel de 13 litros e os clientes poderão encomendá-lo a partir desse mês de novembro de 2025.



