top of page

ACS lança 1º Sugar Day para debater desafios da cadeia do açúcar

Portal Be News

19 de setembro de 2025 às 9:12

Da Redação

Fonte: Portal Be news
Fonte: Portal Be news

Evento reunirá autoridades, exportadores e especialistas para discutir infraestrutura, legislação e novas tecnologias para tornar o escoamento mais eficiente


A Associação Comercial de Santos (ACS) vai promover no próximo dia 25 o 1º Sugar Day 2025, evento que marca a criação de um espaço dedicado ao setor sucroenergético brasileiro. A iniciativa, desenvolvida em parceria com a Associação de Exportadores de Açúcar e Álcool (Aexa), receberá autoridades, especialistas, exportadores e representantes da cadeia logística. Para os interessados, é necessário realizar inscrição por meio de uma plataforma digital que pode ser encontrada no site da ACS: www.acs.org.br.

O encontro prevê debates sobre infraestrutura, tributação, qualidade, inovação tecnológica e desafios da exportação de açúcar pelo Porto de Santos, que lidera mundialmente o embarque do produto.

Segundo o presidente da ACS, Mauro Sammarco, a programação do evento será ampla e uma grande oportunidade para aproximar os players do setor com os operadores e prestadores da grande porta de saída do açúcar, que é o Porto de Santos.

“Também deverão ser apresentados os pontos fortes e de atenção desse negócio para a região, gerando oportunidades de melhorias e inovações, possibilitando que sejam antecipadas tendências e soluções, definindo pautas de interesse e criando agenda e fóruns de discussão”, diz Sammarco.

Nos mesmos moldes, em abril, a ACS promoveu o 1º Santos Grain Day, cujo objetivo foi fortalecer a integração entre os players do setor de cereais, marcando a questão da relevância do Porto de Santos para as exportações de commodities.

Movimentação

O Porto de Santos movimentou 27 milhões de toneladas de açúcar em 2024, volume que representa 15% do movimento total do complexo portuário. Deste total, entre 2,5 e 3 milhões de toneladas saem ensacadas em contêineres.

“O açúcar emprega muitos prestadores de serviços e trabalhadores nos processos logísticos, operacionais e aduaneiros. A Prefeitura de Santos estima receber cerca de R$ 1,4 bilhão com o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) este ano, sendo que as atividades portuárias respondem por pelo menos 60% desse valor”, explica Sammarco.

No cenário nacional, o país colheu 713,2 milhões de toneladas de cana-de-açúcar na safra 2023/2024, crescimento de 16,8% em relação ao ciclo anterior, de acordo com o presidente da ACS.

O setor ainda enfrenta obstáculos que afetam a eficiência das operações. O presidente identifica problemas de acesso ao porto, roubo e contaminação de carga, além da complexidade e instabilidade da legislação. Os reduzidos quadros funcionais dos órgãos que intervêm nos processos de exportação também prejudicam as operações.

Para cargas embarcadas em contêineres, a limitação da oferta do transporte marítimo se soma aos problemas de manuseio nas retro áreas, onde o sindicato detém exclusividade do trabalho.


 
 
 

Comentários


© 2025 FENATAC & Logística.

  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone LinkedIn
bottom of page