top of page

AET irregular rende prisão de caminhoneiro por falsidade ideológica

Imagem da Polícia Rodoviária Federal
Imagem da Polícia Rodoviária Federal

Os dados de uma Autorização Especial de Trânsito (AET) irregular levaram a prisão de um caminhoneiro por falsidade ideológica durante uma fiscalização no km 604 da BR-242, em Ibotirama, na Bahia, na última quarta-feira, 19 de novembro.

O conjunto foi parado para fiscalização de rotina, e os policiais solicitaram ao caminhoneiro o documento chamado de Autorização Especial de Trânsito (AET), que é um documento obrigatório para trafegar com peso e dimensões superiores ao permitido.

O motorista entregou a documentação aos policiais, mas, durante a verificação, foi notado que um dos dados inseridos no sistema responsável pela emissão da AET, especificamente o comprimento total da combinação veicular, não correspondia às dimensões reais do veículo.

A divergência tornaria impossível a emissão regular da autorização, uma vez que o conjunto não atendia aos requisitos mínimos previstos na Resolução nº 882/21 do Contran. Diante da inconsistência, constatou-se, em princípio, a ocorrência de falsidade ideológica no documento.

O veículo foi autuado conforme o artigo 231, inciso IV, do Código de Trânsito Brasileiro, e o caso, juntamente com o condutor e o material fiscalizado, foi encaminhado à Polícia Civil de Ibotirama para as demais providências legais.

 
 
 

© 2025 FENATAC & Logística.

  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone LinkedIn
bottom of page