Caminhões DAF conquistam transportadores nas regiões Norte e Nordeste do país
- Fenatac Comunicação
- há 14 minutos
- 3 min de leitura

O crescimento econômico das regiões Norte e Nordeste do país nos últimos anos impulsionou a expansão da marca DAF em seus estados, hoje com 25 pontos de atendimento.
Os caminhões da marca, especialmente a linha XF, vêm apresentando alta performance nas operações nortistas e nordestinas, com destaque para o baixo consumo, robustez e conforto, segundo a opinião da Transportadora Frilem, Guerra Transportes, Flor Agropecuária, Hiperhaus e AlfaTrans.
“Ao longo dos últimos anos expandimos a nossa presença no Norte e Nordeste do Brasil, mirando o crescimento do mercado de transporte rodoviário de cargas nos estados e as excelentes transportadoras que atendem às regiões. São operações muitas vezes severas, que exigem muito dos caminhões, nas quais nossos produtos apresentam ótimo desempenho. Essa confiança das empresas no DAF XF impulsionou nossa participação de mercado local, que atualmente representa 17% das vendas da marca”, afirma Luis Gambim, Diretor Comercial da DAF Caminhões Brasil.
Transportadora Frilem
No setor alimentício, o modelo demonstra eficiência tanto no transporte de gado quanto no de carnes refrigeradas e congeladas. Na Transportadora Frilem, localizada na Bahia, o consumo tem sido o grande destaque no dia a dia. “Nosso volume de entregas tem aumentado e o DAF XF nos atendeu muito bem nesse momento de expansão. Com este veículo, conseguimos uma boa média de consumo. Quando está atrelado a câmaras frias em trechos asfaltados, a média é excelente, chega a passar de 2,6 km/l”, afirma Márcia Tamara, Gerente de Logística da Frilem.
Guerra Transportes
Já a Guerra Transportes, que circula entre os estados do Maranhão, Tocantins e Pará, ressalta as questões tecnológicas do DAF XF. Em percursos que combinam estradas de terra e rodovias, a simplicidade tecnológica do veículo contribui para a manutenção e confiabilidade, garantindo disponibilidade mesmo em condições severas. A frota da companhia percorre rotas bastante desafiadoras, o que demandou um modelo robusto para suportar todas essas operações. Henrique Mamédio, proprietário da transportadora, destaca a facilidade de operação do XF que, apesar das tecnologias embarcadas, conta com sensores que tornam o dia a dia mais simples e a manutenção mais eficiente. O empresário reforça ainda que, em épocas de chuvas, as operações ficam mais delicadas, mas o DAF XF consegue atender plenamente às expectativas.
Flor Agropecuária
Para operações que envolvem gado vivo, insumos agrícolas e materiais como calcário e brita, o modelo oferece custo-benefício competitivo, manutenção acessível e desempenho adaptado a longas distâncias. De acordo com Jovelina Moura, proprietária da Flor Agropecuária, “o DAF XF se destaca justamente por aliar economia operacional e facilidade de serviços, atendendo de forma eficiente às demandas do setor em que a empresa atua”.
Hiperhaus Indústria e Transporte
Transportando cargas de até 49 toneladas, o DAF XF comprova resistência e eficiência em rotas que conectam Mato Grosso, Rondônia, Roraima, Acre e Amazonas aos portos do Arco Norte, viabilizando o escoamento da produção agrícola nacional. A Hiperhaus Indústria e Transporte destaca que a robustez do modelo é essencial para a precisão do trabalho. Segundo Luiz Müller, Diretor Executivo da empresa, a operação exige caminhões fortes, econômicos para percorrer grandes distâncias e robustos para enfrentar estradas de má qualidade, pontos nos quais o DAF apresenta um bom equilíbrio.
AlfaTrans
O desempenho em operações interestaduais, com foco em algodão, grãos, fertilizantes e cargas industriais, reforça a confiabilidade do modelo. A AlfaTrans, sediada na Bahia, avalia o conforto do DAF XF, com destaque para o amplo espaço interno, a ergonomia dos comandos do painel, a boa postura de condução, os baixos níveis de ruído e a geladeira de 42 litros, que garante praticidade nas longas viagens. Além disso, o pós-vendas da marca tem sido um diferencial para a transportadora. “Já utilizamos o suporte da Rede DAF e tivemos uma experiência muito positiva. O atendimento foi ágil, eficiente e tecnicamente qualificado, contribuindo para a rápida retomada da operação e reforçando nossa confiança na marca”, explica Lucas Cruz, Diretor de Operações da AlfaTrans.
O PIB de ambas as regiões tem previsão de crescimento acima da média do país em 2026, quando a DAF deve expandir ainda mais sua presença, com a abertura de mais uma concessionária no Pará.



