Com vendas em baixa, produção de caminhões também segue em queda em 2025
- Fenatac Comunicação

- há 6 minutos
- 1 min de leitura

As vendas de caminhões no Brasil têm mantido um número menor do que o registrado no ano passado, e a queda nas vendas impacta diretamente as fabricantes desses veículos, que também mantém um ritmo menor do que o registrado em 2024.
Para a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), o principal motivo seria o cenário mais desafiador, especialmente no que diz respeito ao crédito.
“Caminhões continuam impedindo um melhor resultado dos números gerais de produção. O volume que deixou de ser produzido nos últimos três meses equivale a um mês inteiro de produção, em tempos de normalidade. A questão dos financiamentos, portanto, segue prejudicando fortemente o mercado de caminhões e o seu ritmo produtivo”, destacou a entidade.
No mês passado, foram fabricados 10.160 caminhões no Brasil, somando todos os tipos de modelos. O número é apenas 0,5% superior ao registrado em setembro, quando saíram das linhas de montagem 10.107 unidades.
Na comparação com outubro de 2024, a queda foi maior, de 31,3%. No décimo mês do ano passado saíram das linhas de montagem no país 14.792 caminhões novos.
No acumulado do ano, quando se totaliza a produção somada entre janeiro e outubro, foram produzidos 108.792 caminhões, ante 117.403 do mesmo período de 2024, uma queda de 7,3%.







Comentários