Em viagem de 4 mil quilômetros, Mercedes-Benz testa novo biodiesel feito no Rio Grande do Sul
- Fenatac Comunicação

- há 21 minutos
- 4 min de leitura

A produtora de combustíveis renováveis Be8 criou um novo tipo de biodiesel, com uma série de vantagens em relação ao padrão usado atualmente na mistura com o diesel vendido nos postos de todo o país. Para avaliar o desempenho do combustível em caminhões e ônibus, a Mercedes-Benz está realizando uma rota de quatro mil quilômetros, comparando o consumo, desempenho e emissões do novo combustível.
São quatro veículos fazendo a rota, com dois caminhões Mercedes-Benz Actros 2553 6×2 atrelados a implementos sider com lastro (carga para peso), e dois ônibus O500RSD 6×2. Um ônibus e um caminhão são abastecidos com diesel convencional, vendidos nos postos, que contém 15% de biodiesel em sua mistura. O outro ônibus e o outro caminhão seguem com o BeVant puro, sem mistura. Os veículos são idênticos e não tiveram alterações de fábrica. Todos os resultados estão sendo validados pelo Instituto Mauá.
O Be8 BeVant é um biocombustível renovável que oferece diferenciais expressivos em relação a outros disponíveis no mercado, podendo ser usado 100% puro em motores diesel. Ele reduz as emissões dos Gases de Efeito Estufa (GEE) e traz outras vantagens, como baixo índice de acidez, livre de contaminantes; alto conteúdo de éster, melhorando a combustão; maior lubricidade, dispensando o uso de aditivos químicos.
O BeVant tem potencial de reduzir até 99% das emissões do tanque à roda quando comparado ao diesel de origem fóssil. Com maior teor de éster, ele reduz até 50% as emissões de CO (monóxido de carbono), até 85% a emissão de materiais particulados e em até 90% de fumaça preta. A qualidade é comprovada com maior lubricidade considerando ULSD (Ultra Low Sulfur Diesel) máximo de 2 ppm, o teor de monoglicerídio é abaixo de 0,25%, a contaminação total residual fica abaixo de 2 ppm e apresenta 35% menos teor de água.
O combustível é indicado para atender as demandas dos setores de logística, de transportes coletivos e de cargas nos modais rodoviário, hidroviário, marítimo e ferroviário, assim como equipamentos para a produção de minérios.
A viagem de quatro mil quilômetros foi iniciada em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, onde fica a fábrica da Be8, no último dia 21 de outubro. Os quatro veículos pararam na fábrica da Mercedes-Benz, em São Bernardo do Campo, na última quinta-feira, 23 de outubro, e ainda seguem para Brasília, capital do país, e Santo Antônio do Tauá (PA), na unidade da Be8, totalizando mais de 4 mil quilômetros percorridos pelas estradas brasileiras.
A ação realizada pelas empresas tem relação direta com a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), o maior evento global e o fórum mais importante para discussão e negociações sobre mudanças climáticas.
Os caminhões usados no teste têm motores BlueTec 6 OM 471 de 550 cavalos, o mais potente da marca no Brasil, e são equipados com kit robustez. Os ônibus usam motores OM 460 de 380 cavalos.
Além do teste comparativo, a ação conjunta inclui a exposição do Actros Evolution 2553 6×2 abastecido com Be8 BeVant no estande na Green Zone, área de atividades da COP30, a fim de ser apresentado a autoridades, especialistas, visitantes e a mídia internacional durante o evento.
Teste com metodologia internacional
Durante o teste “Rota Sustentável COP 30”, as medições e comparações de emissões entre o Be8 BeVant e o diesel B15 dos quatro veículos ficarão a cargo do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), do Estado de São Paulo, entidade que é referência nacional de ensino e pesquisa científica e tecnológica.
Os cálculos comparativos de emissões de CO₂e serão suportados por parâmetros técnicos robustos, transparentes e auditáveis que irão mensurar os impactos ambientais da substituição do diesel B15 pelo Be8 BeVant, alinhado às melhores práticas internacionais de análise de ciclo de vida e inventários corporativos de emissões.
A proposta metodológica seguirá padrões reconhecidos (Protocol GHG, ISO 14064) e irá utilizar dados certificados por programas como o RenovaBio e o ISCC, garantindo rastreabilidade e comparabilidade dos resultados. O RenovaBio é a política nacional brasileira para biocombustíveis, enquanto o ISCC (International Sustainability and Carbon Certification) é uma certificação global voluntária de sustentabilidade para biomassa e bioenergia. Ambos buscam promover a produção e o uso de combustíveis mais sustentáveis.
Teste resulta em ação social
Além de ser um teste de viabilidade de uso em caminhões e ônibus do BeVant, a viagem será usada para uma importante ação social.
O lastro de um dos caminhões é feito com 20 toneladas de alimentos que serão doados para comunidades em situação de vulnerabilidade do Estado do Pará.
“Além do componente ambiental, a ação também agrega o componente social, reforçando o relacionamento da nossa Empresa com a comunidade e os princípios de sustentabilidade”, destaca Luiz Carlos Moraes, diretor de Comunicação e Relações Institucionais da Mercedes-Benz do Brasil.
COP 30
A COP 30, que será realizada em Belém do Pará, na região Norte do Brasil, entre 10 e 21 de novembro, é a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (Conferência das Partes), maior evento global e o fórum mais importante para discussão e negociações sobre mudanças climáticas. Este encontro global anual reúne líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais, executivos e representantes da sociedade civil.
A COP 30 permite ao Brasil demonstrar seus esforços em áreas como energias renováveis, biocombustíveis e agricultura de baixo carbono, além de reforçar sua atuação histórica em processos multilaterais, como na Eco-92 e na Rio+20. Entre os principais temas deste ano destacam-se a redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE), adaptação às mudanças climáticas, tecnologias de energia renovável e soluções de baixo carbono.







Comentários