Rodovia francesa permite carregamento sem fio de caminhões elétricos
- Fenatac Comunicação

- há 5 horas
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Os caminhões elétricos têm uma série de vantagens ambientais e de desempenho em relação a modelos a diesel, mas um problema fundamental ainda impede sua adoção massiva, que é o tempo necessário para a recarga das baterias. Geralmente, com baterias de 500 kW ou mais, esses veículos pesados precisam de muitas horas conectados a um carregador, e a produtividade acaba sendo reduzida no final das contas.
Para reduzir a dependência de cabos para recarga desses caminhões, a VINCI Autoroutes da França está tentando um sistema de carregamento por indução para caminhões elétricos, que foi testado com sucesso no último dia 22 de outubro.
A Rodovia A10, próxima à Paris, recebeu a instalação de 900 bobinas de cobre para carregamento por indução, que foram colocadas embaixo da camada de asfalto, em um trecho de 1.500 metros da estrada.
O projeto, chamado de “Carregue enquanto dirige”, usa o campo magnético gerado por essas bobinas para transmitir energia aos veículos equipados com receptores. Quatro protótipos — um caminhão pesado, um ônibus, um carro e um utilitário — circulam por este trecho para testar o carregamento dinâmico por indução em uma situação real.
De acordo com os testes iniciais, a potência transferida chega a 300 kW instantaneamente e 200 kW em média. Isso permite que um veículo pesado de carga ganhe um quilômetro de autonomia por quilômetro percorrido, e até três quilômetros para um veículo leve.
O problema para o uso de uma tecnologia assim é o custo. Além da aquisição das bobinas, que não são baratas, ainda existe o custo da obra de reparo do pavimento, que precisa ser aberto, ter as bobinas e toda a fiação instaladas, e ter o asfalto refeito, com obras que podem durar semanas para trechos com poucos quilômetros.
Para esse teste de 1.500 metros, foram quase dez meses de obras, iniciadas em janeiro, até a conclusão e testes iniciais.







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