top of page

EUA pedem que Europa se atenha ao petróleo e gás, não às energias renováveis

Secretários afirmam que energia renovável não entrega resultados e defendem mais petróleo e gás

InfoMoney 25

07/11/2025 15h41 • Atualizado 5 dias atrás

Bomba de extração de petróleo na Bacia Permiana, no condado de Loving, Texas, EUA - 22/11/2019 (Foto: REUTERS/Angus Mordant)
Bomba de extração de petróleo na Bacia Permiana, no condado de Loving, Texas, EUA - 22/11/2019 (Foto: REUTERS/Angus Mordant)

ATENAS (Reuters) – Os investimentos globais em energia renovável não estão dando frutos e o mundo deve se concentrar em garantir o fornecimento confiável de combustíveis fósseis, disseram os secretários de Energia e do Interior dos EUA nesta semana, enquanto trabalham para convencer a Europa a comprar mais petróleo e gás dos EUA.

Os EUA se tornaram o principal fornecedor de petróleo e gás da Europa devido ao boom do xisto norte-americano, e suas empresas estão buscando aumentar essa participação à medida que a União Europeia se movimenta para cortar totalmente as importações russas de energia remanescentes.

A mensagem das autoridades norte-americanas em uma conferência de energia em Atenas nesta semana destaca a mudança na política dos EUA sob o governo Trump, que reverteu as regulamentações ambientais e promoveu a ‘dominação’ do petróleo e do gás como um impulsionador central da economia e da influência internacional dos EUA.

‘Simplesmente não funcionou’, disse o secretário de Energia dos EUA, Chris Wright, sobre a transição para a energia renovável na conferência, onde empresas norte-americanas anunciaram acordos de fornecimento e perfuração de gás na Europa.

Wright afirmou na quinta-feira que quer que os EUA substituam ‘cada molécula’ do gás russo que vai para a Europa Ocidental.

Os EUA produzem mais de 20 milhões de barris por dia de petróleo e líquidos — um em cada cinco barris do mundo.

O mundo gastou entre US$4 trilhões e US$8 trilhões para conectar parques solares e eólicos à rede, disse Wright, mas no ano passado essas fontes ainda representavam apenas 2,6% da energia global.

O secretário do Interior, Doug Burgum, afirmou: ‘Não há transição energética, há apenas adição de energia’.

 
 
 

Comentários


© 2025 FENATAC & Logística.

  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone LinkedIn
bottom of page