Buscar

Governador vistoria obras de pavimentação da GO-454, entre Goiás e Mato Grosso

O serviço compreende 51,2 quilômetros de extensão, do entroncamento com a GO-164 até a GO-173, que vai para Cocalinho (MT).


Fonte: A Redação

22/07/2022


Foto: Lucas Diener


O governador Ronaldo Caiado vistoriou, nesta quinta-feira (21/7), as obras de pavimentação de um trecho da GO-454 em Nova Crixás, no Norte goiano. A frente de serviço compreende 51,2 quilômetros de extensão, do entroncamento com a GO-164 até a GO-173, que vai para Cocalinho (MT). Representa, portanto, uma interligação de Goiás com Mato Grosso. “Vai trazer acessibilidade para as pessoas, para o transporte de grãos e uma integração da economia mato-grossense com a goiana”, destacou Caiado.


Durante visita técnica, o governador conversou com a equipe de engenharia sobre a complexidade da obra devido à diferença de elevação do terreno. Em tempos de cheia, o Rio Araguaia transborda e a água acaba se alastrando pela região, o que requer conhecimento técnico para execução do serviço.

O engenheiro Humberto Matsushita, projetista da Renea Infraestrutura, explicou que foi realizado um estudo da região para evitar que a GO-454 sofra com transbordamentos. “Vamos alterar a rodovia. Nossa preocupação é que a água continue fluindo, sem criar pressão, fazendo canais de alívio e fundação do próprio aterro”, comentou. Já o diretor da empresa, Marcial Gomes de Figueiredo, afirmou que a obra é tocada em dois turnos, “intensificando o noturno, que é bem produtivo, por ter menos trânsito”.

O Estado, por meio da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), investe R$ 53,8 milhões na pavimentação. “Nosso objetivo é chegar ao período chuvoso com boa parte da extensão do trecho já imprimado e pavimentado”, disse o presidente da Goinfra, Pedro Sales. A previsão é concluir o serviço no ano que vem. O prefeito de Nova Crixás, Paraíba da Farmácia, afirmou que a pavimentação da GO-454 representa a realização de um sonho antigo da população. “Aqui era só chão, e imaginávamos se um dia [o asfalto] iria sair. Graças a Deus, hoje saiu”, comentou.

Sobre a interligação de Mato Grosso com Goiás, a população de Cocalinho ganha importante via de acesso até Goiânia, já que a distância gira em torno de 380 quilômetros. Mais perto, portanto, que Cuiabá, a capital mato-grossense, que fica a quase 900 quilômetros. O investimento na pavimentação da rodovia também melhora as vias de escoamento da produção agropecuária e o comércio da região, além de impulsionar o turismo na região do Rio Araguaia, que recebe milhares de visitantes.