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Iveco finaliza testes com caminhões semiautônomos com sucesso


Imagem de Iveco / Divulgação
Imagem de Iveco / Divulgação

A Iveco, junto com a Plus, uma empresa de software para caminhões autônomos baseada em inteligência artificial, a DSV e a dm, concluiu com sucesso um projeto de vários meses para testar caminhões semiautônomos. O teste final foi realizado em condições reais, mostrando que a tecnologia aumenta a segurança, a eficiência e economiza combustível.

O teste de estrada aconteceu em Krefeld, na Alemanha, com um caminhão pesado da Iveco equipado com a tecnologia de assistência ao motorista da Plus. Depois de meses de validação e treinamento, o sistema estava pronto para rodar nas ruas, entregando mercadorias entre dois armazéns em Krefeld e Hennef.

Marco Liccardo, da Iveco, disse que esse teste é um grande passo para tornar tecnologias de direção autônoma realidade na logística. “Validamos que nosso sistema melhora a segurança, economiza combustível e eleva o papel do motorista, reduzindo o cansaço e apoiando manobras complexas. A automação não substitui o motorista, mas cria um ambiente de trabalho mais seguro e produtivo.”

Shawn Kerrigan, da Plus, comemorou o sucesso do projeto, destacando que a Alemanha é um lugar perfeito para isso, por já estar aberta aos benefícios dos veículos autônomos. A ideia é lançar caminhões com essa tecnologia primeiro nos EUA e depois na Europa.

Peter Matthiesen, da DSV, explicou que o foco está em operações entre depósitos, onde a tecnologia se encaixa bem por causa da repetição e dos dados disponíveis. Ursula Paepcke, da empresa dm (minúsculo mesmo), reforçou que a empresa apoia inovações sustentáveis e está animada para continuar explorando essas tecnologias.

O projeto confirmou o que já se esperava: mais segurança e confiabilidade. O sistema se saiu bem em manter faixas, trocar de pista, se adaptar ao trânsito e lidar com situações previsíveis. Matthiesen destacou que, com a escassez de motoristas na Europa — cerca de 200 mil hoje, podendo chegar a 700 mil até 2028 —, a tecnologia vai melhorar as condições de trabalho, atrair mais pessoas para a profissão e reduzir o cansaço.

O caminhão Iveco S-Way, equipado com a tecnologia da Plus, usa sensores como lidar, radar e câmeras para dar ao motorista uma visão 360° do entorno, aumentando a segurança e o conforto. O sistema também faz manobras automáticas no trânsito, como manter a faixa, mudar de pista e lidar com engarrafamentos, sempre com o motorista supervisionando. Além disso, pode reduzir o consumo de combustível em cerca de 10%, cortando emissões.


O futuro da logística


O projeto abre caminho para caminhões semiautônomos e, futuramente, totalmente autônomos. Caminhões com essa tecnologia devem chegar ao mercado nos EUA em 2027 e na Europa pouco depois. Por enquanto, motoristas de segurança ainda estarão no comando, até que um novo ecossistema para operações como recarga ou reabastecimento esteja pronto.

Matthiesen vê um futuro promissor: “A tecnologia não vai acabar com empregos, mas criar novas oportunidades. Motoristas vão poder usar sua experiência em áreas como torres de controle, que monitoram as operações, ou em tarefas que ainda precisam de humanos.”

© 2025 FENATAC & Logística.

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