Vice-presidente da Rodonaves citou a importância da fomentação as mulheres no meio
Dados mostram que em 2022, apenas 3,4% dos condutores habilitados para dirigir caminhões, ônibus e carretas eram mulheres, segundo levantamento da Secretaria Nacional do Trânsito (Senatran). Em São Paulo, informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) mostram que, dos 70.641 motoristas admitidos em 2021, apenas 1,51% eram do gênero feminino.
A gradual evolução do quadro de motoristas femininas é um reflexo da preocupação das empresas do setor com o tema. Vera Naves é vice-presidente do Grupo Rodonaves e comentou sobre o assunto.
“Há um movimento do mercado para se adequar às práticas de ESG e, em um setor como é o de transportes, a inserção das mulheres é muito importante para a sustentabilidade dos negócios. Aqui na Rodonaves estamos atentos à equidade de gênero visando cumprir o compromisso firmado em nosso Relatório de Sustentabilidade de 2022, de aumentar a representação de mulheres em nossas empresas”.
Em 2021, de acordo com o Instituto Paulista do Transporte de Cargas (IPTC), no setor de transporte rodoviário de cargas (TRC), ocorreu um aumento de 61% de mulheres contratadas, mas a maioria ainda concentrada em áreas administrativas. As oportunidades de ampliação de vagas para motoristas femininas são corroboradas pelo SETCESP que mostrou que no mesmo ano houve apenas 32.094 admissões para função em empresas de TRC.
“Temos tido o privilégio de colaborar para a evolução desse quadro de contratações femininas e hoje são 19 mulheres motoristas, e que atuam na coleta, entrega e como carreteiras. E o quadro não para de crescer com as oportunidades que oferecemos para elas. Ao longo dos anos, as mulheres vêm provando que têm total capacidade de conduzir qualquer tipo de veículo”, conta Vera Naves.
Oportunidades
O Grupo apoia uma série de oportunidades para as mulheres por meio de iniciativas internas e programas com propósito de trazer mais equidade de gênero.
Entre as ações citadas por Vera está o Mulheres em Movimento, um programa que há três anos promove encontros mensais voltados à reflexão sobre temas do universo feminino com objetivo de inspirar e encorajar discussões relevantes sobre o assunto, para homens e mulheres, além de abrir espaço para elas se expressarem, aprenderem e trocarem experiências enriquecedoras.
Além disso, o conglomerado participa do Movimento A Voz Delas, da Mercedes-Benz, e por meio desta parceria reforça o compromisso em promover a mudança em direção ao desenvolvimento inclusivo, tendo as mulheres cada vez mais como protagonistas na ampliação do setor de transportes no Brasil.
Outra iniciativa que vale destacar nesse sentido, é o pacto por meio do projeto Princípios de Empoderamento das Mulheres – WEPS da ONU, que dá ainda mais força para a empresa atuar na mudança gradativa desse quadro, tendo as mulheres como beneficiárias e parceiras para o desenvolvimento econômico do país, formando uma sociedade melhor e mais justa para todos.
A própria Rodonaves tem o seu próprio programa, o Tração – Escola de Motoristas, uma iniciativa realizada desde 2010 de formação de novos habilitados, que atualmente possui turmas especialmente para mulheres que queiram atuar na função dirigindo profissionalmente um caminhão de qualquer porte.
Segundo a executiva, falar sobre mulheres não é modismo, mas uma necessidade social para promoção da igualdade de gênero. “Falar sobre mulheres não está na moda como muitos pensam. Simplesmente é uma questão social que temos que debater para que a sociedade perceba que as condições, as oportunidades e o espaço ainda não são igualitários. O esforço e a lembrança são necessários para que tudo isso ocorra e as empresas têm o poder de promover, engajar e transformar essa realidade”, conclui Vera.
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