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Porto de Montevidéu recebe primeira carga de celulose por ferrovia

Portal Be News | 4 de abril de 2024 às 18:05


A carga veio da fábrica da UPM, inaugurada ano passado, localizada no município de Pueblo Centenario. O trem transportou 832 toneladas de celulose distribuídas em 13 vagões. Divulgação/MTOP


O Porto de Montevidéu, no Uruguai, recebeu na última terça-feira (2), o primeiro carregamento de celulose por ferrovia. A carga veio da fábrica da UPM, inaugurada ano passado, localizada no município de Pueblo Centenario. O trem transportou 832 toneladas de celulose distribuídas em 13 vagões.

A inauguração do modal ferroviário foi acompanhada pelo ministro dos Transportes e Obras Públicas (MTOP) do Uruguai, José Luis Falero; pelo secretário da Presidência, Rodrigo Ferrés, e pelos ministros da Economia e Finanças, Azucena Arbeleche; do Meio Ambiente, Robert Bouvier, e da Defesa Nacional, Armando Castaingdebat.

O desembarque da carga foi feito no novo terminal de celulose do porto e toda a operação foi coordenada pelo Centro de Controle de Tráfego Ferroviário (CCTF) .

“Hoje foi realizado um primeiro teste para a entrada de carga parcial de celulose no porto de Montevidéu”, disse o ministro dos Transportes. Faleiro destacou ainda que a operação pela nova ferrovia deve ser feita de forma gradual para evitar riscos.

Ele agradeceu também o esforço da iniciativa privada para a concretização do transporte multimodal e que este terá um papel fundamental na política de desenvolvimento do país. “Há um governo comprometido com os setores produtivos para conseguir um Uruguai mais competitivo”, assegurou.

Já no próximo dia 16 de abril, o porto vai receber a primeira carga completa de celulose, com 25 vagões provenientes da cidade de Cardal.

A nova rede ferroviária funciona, inicialmente, transportando 50% de sua capacidade, sob responsabilidade da empresa de celulose UPM. Segundo o ministro, os outros 50% estão disponíveis para empresas ou indústrias do país interessadas em utilizarem a nova infraestrutura.

O projeto da Ferrovia Central consistiu na construção de 264 quilômetros, entre o Porto de Montevidéu e a cidade de Paso de los Toros, o que permite a circulação de comboios de carga com 22,5 toneladas de carga por eixo, o que resulta no transporte de até 4 milhões de toneladas por ano.

 

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