CEO do Brasil Export defende políticas de multimodalidade para o agro
- Fenatac Comunicação
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Por Portal Be News
Atualizado em: 27 de junho de 2025 às 9:05
Cássio Lyra

O CEO do Grupo Brasil Export, Fabrício Julião, defendeu uma melhor integração logística e mais incentivos e políticas públicas para a multimodalidade na região Centro-Oeste, líder da produção do agronegócio nacional. Julião discursou na quinta-feira (26) durante a sessão solene do fórum Centro-Oeste Export, em Rondonópolis (MT).
Ele ressaltou que as ações e a produção de infraestrutura de transportes na região devem acompanhar o crescimento do agronegócio, que segue em ritmo acelerado, batendo recordes consecutivos.
Além disso, destacou que a multimodalidade dos transportes precisa ser efetivamente implementada na região.
“O grande desafio é a questão logística. O Centro-Oeste, de todos os nossos eventos regionais, é o que mais precisa discutir a multimodalidade. Ela precisa ser colocada realmente para valer. Precisamos de uma política pública muito forte, porque os números comprovam isso. O agronegócio cresce numa velocidade absurda, e a infraestrutura cresce numa capacidade muito menor. Isso só aumenta, logicamente, nossos problemas por aqui”, afirmou.
Julião apontou que boa parte da produção do agronegócio de Mato Grosso e da região é escoada pelo Porto de Santos (SP), o principal porto do país, mas que, até chegar aos porões dos navios, muitos pontos ainda precisam ser otimizados.
“Em Santos, discutimos a questão da terceira pista da Rodovia dos Imigrantes, que tem impacto direto em Mato Grosso. Essa pista já devia estar entregue, mas estamos falando de um projeto que depende de licenças e que leva oito anos para ser concluído. E o que faremos até lá?”, questionou.
Outros temas apontados pelo CEO envolveram tecnologia, que otimiza a produção e a logística no escoamento da produção, a produção verde e sustentável e, principalmente, a armazenagem para suportar os produtos do campo que precisam ser alocados.
“(Mato Grosso) É um estado que não para de crescer. Nossa preocupação é o quanto ainda precisamos. E aí entra a característica do fórum, que é permanente. É um tema em que precisamos avançar, e temos a Frenlogi como grande parceira”, finalizou, referindo-se à Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura.
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