Controlar a calibragem é princípio básico na gestão de pneus
- Fenatac Comunicação
- 8 de abr.
- 2 min de leitura
Por Portal NTC

Para o consultor e especialista em gestão de frotas, Laércio Rodrigues, o controle da pressão é o primeiro cuidado para quem busca obter uma maior vida útil e eficiência dos pneus
Cantada em verso e prosa no meio do transporte, a calibragem dos pneus é um dos fatores mais críticos — e também mais negligenciados — na gestão de frotas. Apesar dos avanços no monitoramento da pressão e temperatura do solado, muitos operadores não adotam qualquer critério técnico para isso, baseando-se em indicações genéricas ou no “achismo”. “Já vi casos em que o gestor calibra todos os pneus em 100 PSI porque ‘o borracheiro disse’, sem levar em conta se essa é a pressão ideal para o peso transportado”, adverte Laércio Rodrigues, consultor na gestão de pneus com vasta experiência no assunto.
Embora pareça óbvio, o especialista ressalta que a pressão incorreta dos pneus pode reduzir drasticamente sua vida útil. Além de aumentar o consumo de combustível e até mesmo comprometer a segurança no transporte.
Plano de calibragem
Para melhorar a gestão do componente é necessário, antes de tudo, ter um plano de calibragem semanal, escalonando a verificação para garantir que todos os veículos sejam atendidos. Além disso, é preciso capacitar bem os funcionários e ter um bom monitoramento e análise de dados. “A gestão eficiente de pneus começa com informação e processos bem estruturados. Não adianta ter tecnologia se o gestor não sabe o básico, como a pressão recomendada para cada tipo de produto”, alerta o consultor.
A solução? Consultar tabelas técnicas, como as da ALAPA (Associação Latino-Americana de Pneus e Aros), que indicam a pressão correta conforme a carga e a configuração do veículo.
Oferecer bonificações e incentivos também trazem benefícios. “Empresas que recompensam borracheiros e motoristas por pneus calibrados, sem dúvida, alcançam melhores resultados”, comenta Laércio.
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