top of page
Buscar

Os avanços tecnológicos no transporte: aonde essa estrada pode nos levar?


Caminhões movidos 100% a energia elétrica, cada vez mais computadorizados e inteligentes. Aplicativos que controlam cada metro de deslocamento das cargas, ajustam a distância o consumo de combustível de acordo com velocidade e peso do caminhão, calculam o valor do frete, seguros cobrados por quilometragem, por horas ou dias rodados, específicos por tipo de demanda. Estes são apenas alguns dos mais conhecidos exemplos de como a tecnologia está impactando fortemente o negócio do transporte como um todo. É o desenvolvimento inevitável que está chegando cada vez mais rápido, UMA realidade em alguns países e cidades que, com certeza, cedo ou tarde irá alcançar todos que atuam nesse setor.

Para viver plenamente esses novos tempos ainda falta muita coisa, como diminuir os custos dos novos veículos, viabilizando sua aquisição, melhorar ainda mais o desempenho dos caminhões elétricos, aumentando a quilometragem rodada com suas baterias, implantar nas estradas uma estrutura de suporte para recarregar os caminhões e por aí vai.

Mas acreditamos que tudo isso já está acontecendo e que a cada dia teremos mais condições de aproveitar toda essa inovação, reduzindo custos, aumentando a segurança, contribuindo para a redução de resíduos poluentes no ar e claro, melhorando as margens do negócio de transporte de cargas.

A FENATAC tem acompanhado de perto essa transformação, já vista em muitas estradas e empresas brasileiras e trabalha para que os benefícios desses novos tempos cheguem aos empresários da nossa região do modo mais natural, harmônico e positivo possível.

Ao longo do ano, vamos nos aprofundar ainda mais nesse tema, buscando acelerar a chegada desses novos tempos e claro, viabilizando parcerias e oportunidades para que o empresário de transporte possa se beneficiar.

Conte com a FENATAC e os sindicatos associados a seu lado, entre em contato conosco, fique atento a nossos encontros, às nossas publicações, às oportunidades que podem surgir.

É hora de embarcar tecnologia em nossos negócios.

bottom of page