top of page
Buscar

Rodovias seguras precisam da ajuda de um item de segurança sempre atualizado: motoristas conscientes

Por FENATAC Comunicação

22/03/2021

Há algumas semanas, li um artigo que apontava a redução no número de acidentes nas rodovias brasileiras. Mesmo que não tenha sido algo de fato significativo ou que tenha apontado alguma tendência de queda constante, foi uma boa notícia que merece ser celebrada.

Porém, não deixo de refletir sobre o tema e de pensar que ainda precisamos avançar muito para que nossas estradas realmente se tornem seguras, seja para os motoristas profissionais, seja para uma simples família viajando de férias.

O que faz uma rodovia segura não é só a qualidade do asfalto, a quantidade de pistas ou a sinalização bem distribuída. Naturalmente, tudo isso é absolutamente fundamental e deve vir sempre com um plano inteligente de manutenção periódica, devidamente implantado e executado pelos gestores responsáveis, sejam eles públicos ou privados. Mas com tudo isso, também é necessário investir na formação, na orientação, na qualificação e no aperfeiçoamento dos motoristas.

Somente com a junção desses fatores – da qualidade das pistas ao fortalecimento da educação de quem dirige – é que conseguiremos evoluir para termos estradas seguras e uma redução constante dos acidentes

.

Por meio do SEST-SENAT, a Federação Interestadual das Empresas de Transporte de Cargas (FENATAC) oferece uma série de cursos nesse sentido, voltados prioritariamente para os motoristas profissionais das empresas de transporte. Além disso, está também com as portas abertas para a sociedade, em suas unidades espalhadas pelo Distrito Federal, Goiás, Tocantins e Mato Grosso.

Você, empresário do transporte de carga, pode conhecer esses cursos e se informar melhor visitando o portal do SEST-SENAT, com o link disponível aqui em nossa página. Tenho certeza de que podemos contribuir para que sua empresa tenha profissionais ainda mais qualificados dirigindo seus veículos e de que, juntos, podemos contribuir para aumentar a segurança de nossas estradas.


bottom of page